Como Jogar

foto do sr Kasparov movimentando uma peça no jogo contra Samuel Edelstein

Um dos erros fatais ao jogar xadrez é a falta de paciência, a pressa. Durante muito tempo da minha vida joguei com meu pai (palavras da Tiemi).  Nunca ganhava! Porém, algum tempo depois, vi que não adiantava nada "comer" todas as peças dele. Era preciso ter paciência, pensar no que fazer com as minhas peças, não com as dele. Tentava montar estratégias, prestava atenção nas peças ameaçadas dele, que ele não via. Tentava pensar para onde ele iria se eu fizesse determinada jogada. Enfim, fui tentando ganhar experiência.

Existem muitas táticas prontas para se jogar xadrez, onde, em uma jogada, você já vence. Mas, se não soubermos improvisar, a estratégia se dá por perdida, e o jogo também.

Xadrez é um jogo de raciocínio. Você tem que bolar caminhos, atacar os pontos fracos do inimigo. Se você percebe que seu adversário não sabe o que fazer com o bispo, ataque-o, aproxime-se do rei através do bispo. Porém, se você percebe que ele usa bem as torres, mantenha-se longe dela com as peças que você julga valiosas.

Pois é, tenha paciência, monte sua estratégia e divirta-se!

Na foto acima o sr Kasparov está movimentando uma peça no jogo contra Samuel Edelstein, no Chicago Board Options Exchange in Chicago July 17, 2003. Nesse dia, o sr Kasparov jogou, simultaneamente, com 20 pessoas.

Posted by criptopage