A Vaquinha

Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio muito pobre e resolveu fazer uma visita. Durante o percurso, ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.
Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, os moradores – um casal e três filhos – vestidos com roupas rasgadas e sujas. O mestre se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e lhe perguntou:

"Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?"
O senhor, calmamente, respondeu:
"Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nós produzimos queijo, coalhada, para o nosso consumo. Assim, nós vamos sobrevivendo..."

O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por alguns momentos, se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:

"Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a. Jogue-a lá embaixo."

O jovem arregalou os olhos espantado e, mesmo sem compreender, cumpriu a ordem. Empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.
Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante anos e, um dia, ele resolveu largar tudo, inclusive o mestre, e voltar àquele mesmo lugar para pedir perdão à família e ajudá-los. Quando se aproximou do lugar, viu um sítio bonito, com árvores floridas, carro na garagem, crianças brincando no jardim. Ficou triste, pensando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver. Apertando o passo e chegando lá, perguntou ao caseiro sobre a família que antes morava ali.

Ele respondeu:
- "Continua morando aqui."
Espantado, o jovem entrou na casa, viu que era a mesma família e perguntou, então, ao dono da vaquinha:

"Como é que o senhor está tão bem de vida?"

O senhor respondeu:

"Nós tinhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tinhamos. Assim, alcançamos o sucesso que você vê agora..."
Reflita:
Todos nós temos uma vaquinha que nos dá alguma coisa básica para a sobrevivência e uma convivência acomodada com a rotina. Descubra qual é a sua, e aproveite para empurrar sua vaquinha morro abaixo...

Posted by criptopage