Aids

Aids: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS -> do inglês Acquired Immunodeficiency Virus).

Esse vírus provoca a destruição do sistema imunológico tornando a pessoa contaminada suscetível a infecções oportunistas.

Os cientistas ainda não encontraram uma fórmula eficaz de combate à doença. O vírus pode ficar latente por vários anos no organismo, até quebrar seu sistema imunológico e assim permitir o desenvolvimento das chamadas doenças oportunistas, neoplasias e lesões neurológicas. O HIV elimina os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Sintomas

Dependendo do estágio da doença, aparecem febre, manchas na pele, aumento dos gânglios, diarréia, emagrecimento, candidíase, pneumonia, sarcoma de Kaposi. Alguns soropositivos podem ficar até 12 anos sem apresentar nenhum sintoma da doença, segundo alguns cientistas.

Contágio

A AIDS é transmitida pelo leite materno, sangue, esperma e secreções vaginais de pessoas contaminadas que, ao entrarem em contato com mucosas, ferimentos e lesões na pele levam o vírus até a corrente sangüínea. A relação sexual, tento heterossexual quanto homossexual é a forma mais comum de transmissão da AIDS. O HIV pode ser também transmitido nas transfusões de sangue; pela mãe contaminada para o filho durante o parto ou a amamentação; por agulhas, seringas e alicates de manicure compartilhadas.

Prevenção

O uso de preservativos é o único método seguro de prevenir a transmissão durante as relações sexuais. O sangue das transfusões deve ser testado. Deve-se usar seringas descartáveis.

Tratamento

Drogas como o AZT (azidotimidina), DDI (dideoxinocina) e DDC (dideoxicitidina) têm auxiliado no controle da queda imunológica de aidéticos. São empregadas para retardar o aparecimento dos sintomas da AIDS, mas têm efeitos colaterais e são muitas vezes dribladas pelo HIV.

Mais de 20 vacinas experimentais estão sendo testadas em todo o mundo. As terapêuticas destinam-se a interromper o processo da doença em soropositivos. As profiláticas protegem pessoas não infectadas em caso de exposição ao vírus.

Saiba mais sobre essa doença com esse programa AIDS.

Tente passá-lo para outras pessoas. Uma das mais importantes precauções para se evitar a doença é adquirir um vasto conhecimento sobre ela.

Posted by criptopage