Celacanto

O celacanto é da era devoniana, cêrca de 410 milhões de anos, e desapareceu no final do período Cretáceo, há 65 milhões de anos atrás, quando os dinossauros foram extintos.

Presume-se que êle seja primo do Eusthenopteron, ancestral dos anfíbios, répteis e mamíferos. Uma teoria que gera muita controvérsia.

Mas ele foi encontrado em East London, em 23 de dezembro de 1.938!

Um fóssil vivo!

Na época, Marjorie Courtenay-Latimer era curadora do East London Natural History Museum, tinha construído boas relações com os pescadores, e interessada em colecionar peixes para seu museu, sempre estava no porto para vê-los, quando os barcos voltavam da pescaria. E entre os peixes pescados pelo Capitão Hendrick Goosen, no pesqueiro Nerine, ela notou um peixe, já tendo a certeza que era o celacanto. O capitão lhe informou que o havia pescado perto de Chalumna River, no Oceano Índico. Foi difícil manter o peixe em boas condições, devido a falta de equipamento adequado. Ao ver a carta e o desenho de Marjorie Courtenay-Latimer, o Professor J.L.B. Smith, do Rhodes University, Grahamstown, ficou surpreendido ao reconhecer no desenho o celacanto, porque era sabido que o celacanto havia sido extinto e listado apenas como um fóssil.


Desenho do celacanto feito por Marjorie Courtenay-Latimer.

desenho do celacanto feito por Marjorie Courtenay-Latimer

Marjorie Courtenay-Latimer e o seu celacanto.

Marjorie Courtenay-Latimer e o seu celacanto. Excelente enciclopédia. Visite: http://en2.wikipedia.org/wiki/Coelacanth

Essa descoberta causou um frenesi no mundo inteiro. Era a descoberta mais importante do século. Eram três celebridades: o celacanto, Marjorie e o professor Smith. Esse celacanto recebeu o nome científico Latimeria chalumnae. Mais tarde ela diria the most beautiful fish I had ever seen, five feet long, and a pale mauve blue with iridescent silver markings.

Expedições se formaram e percorreram o mundo inteiro à procura de celacanto, sendo até oferecido um prêmio de £100. O Professor Smith distribuiu panfletos em locais onde havia probalidade da existência de celacanto, com a ajuda do Capitão Eric Hunt. No panfleto havia as instruções Do not cut it or clean it or scale it, but take it at once to some responsible person.

Catorze anos mais tarde, em 21 de dezembro de 1.952, Ahamadi Abdallah tinha pescado o peixe chamado mame or Gombessa, em Comoros, na ilha de Anjouan. Ao vê-lo, o capitão Eric Hunt, imediatamente, telegrafou várias vezes ao professor Smith, preocupado com a manutenção do celacanto. Eric Hunt tinha se comprometido a dar notícias do celacanto, caso fosse encontrado. Ficaram aguardando o comparecimento do professor Smith, mas na época as viagens eram dificultosa, e quando o professor Smith chegou à ilha, e viu o celacanto morto, chorou. Era realmente um celacanto! O professor chamou esse celacanto Malania anjouanae.


O Professor JLB Smith com o 2º celacanto. à sua direita o Capitão Eric Hunt.

JLB Smith com o 2º celacanto. à direita o Capitão Eric Hunt

Quatro anos depois, o capitão Eric Hunt desapareceu no mar. Ele nunca foi encontrado.

Feto de um celacanto fêmea. Moçambique. 1991.

imagem de feto de celacanto

Em 1.997, Arnaz Erdmann em sua viagem de lua-de-mel viu o celacanto em Sulawesi, de côr marrom, chamado pelos indonésios de rajah laut. Recebendo o nome científico de Latimeria menadoensis.

Fotografado por Mark V. Erdmann em julho de 1998. Recebeu o nome científico Latimeria menadoensis.

Photograph by Mark V. Erdmann, July 1998

Setembro de 1998. Celacanto Latimeria sp Bunaken National Park em Sulawesi.

Celacanto Indonésio. Photograph by Mark V. Erdmann

Fêmea do celacanto. Ela tinha 1,78 metros e 98 kg.

foto da femea do celacanto no Maputo Museum photo. fotografia de Robin Stobbs

Em 26 de novembro, Pieter Venter, Gilbert Gunn, Christo Serfontein and Dennis Harding, em Sodwana Bay, no St. Lucia Marine Protected Area, pesquisando de caverna em caverna, encontraram três celacantos e os filmaram e os fotografaram. Mas aconteceu também um triste acidente: Dennis Harding faleceu de embolismo cerebral. Apesar de tudo, foi um feito importantíssimo na África do Sul.

Visite http://www.coelacanth-diver.co.za/e saiba mais sobre quem tem uma espetacular expedição à procura dos celacantos, para que eles sejam protegidos.

Todo ser que faz parte desta maravilhosa Terra deve auxiliar na sua manutenção.


foto do celacanto no fundo do mar por Pieter Venter. Visite http://www.coelacanth-diver.co.za/ foto do celacanto no fundo do mar por Pieter Venter. Visite http://www.coelacanth-diver.co.za/

Os celacantos, da espécie Latimeria chalumnae são encontrados em Comoros, e St. Lucia Marine Protected Area, na África do Sul, e os da espécie Latimeria menadoensis na Sulawesi, Indonesia. O que as diferencia é a cor.

foto do celacanto de Mark V. Erdmann. Biólogo da University of California, Berkeley

Fósseis de antigos celacantos podem ser encontrados em todo o mundo, com exceção da Antartica.

fotografia do fóssil do celacanto de Daniel Gouj

Hoje, o celacanto contando com a criatividade do ser humano, sobrevive também no Aquatom Marine Science Museum, em Fukui, Tsuruga, Japão. Foi projetado pela Mitsubishi Heavy Industries, Ltd, e é controlado pelo computador, através de bateria, contendo um sistema de propulsão, para dar realidade à movimentação do celacanto, delicadamente e espontaneamente.

Visite o site para visualizar tecnologicamente o celacanto

Visualize no site http://www.mhi.co.jp/enews/e_0898.html Visite o site

Visite http://www.netsurf.com celacanto
Posted by criptopage