Mitologia Greco Romana

Prometeu acorrentado e a Caixa de Pandora

Antes que o Céu e o Mar fossem criados, tudo era Um. Isso é chamado de Caos. A terra, a água e o ar eram um só. A terra não era sólida, nem a água líquida; o ar não era transparente. Mas quis-se que tudo mudasse. E assim foi feito: a terra foi separada da água e, sendo mais pesada, ficou em baixo; a água tomou os lugares mais baixos da terra e a molhou; e o ar, separado de ambos, ficou no alto, formando o céu.

Algum deus desconhecido, então, deu ainda maior ordem à terra. Apontou aos rios e baías seus lugares, cresceu montanhas, abriu vales, distribuiu as árvores, fontes, solos férteis e planícies. Quando o ar tornou-se ainda mais puro, as estrelas começaram a brilhar no céu; aos peixes e a alguns outros seres foi dada a possessão do mar; aos pássaros, o ar; e aos outros seres a terra.

Porém, um animal mais nobre, onde um espírito pudesse ser alojado, tinha que ser feito, e surgiu, pois, o Homem. E à Terra foi Prometeu, que descendia da geração de gigantes destronados por Zeus. Era filho de Japeto, que era filho de Urano (Céu) e de Géia (Terra). Sabia ele que nas entranhas da terra dormiam algumas sementes dos céus. Pegou, então, em suas mãos um pouco de terra e molhou-a com a água de um rio e obteve argila; moldou-a, cuidadosamente, carinhosamente, até obter uma imagem que fosse semelhante à dos deuses.

Mas faltava dar vida àquele boneco; Prometeu, então, procurou nas almas dos animais por características boas e más e, achando-as, colocou-as, uma a uma, dentro do peito do homem. E o homem adquiriu vida.

No entanto, ainda faltava alguma coisa, algo mais forte... o Sopro Divino. O deus tinha uma amiga entre os deuses (comandados por Zeus), Atena, deusa da Sabedoria. Esta admirou a obra do filho dos Titãs e insuflou naquela imagem semi-animada um espírito. E os primeiros seres humanos passaram a caminhar sobre a terra, povoando-a.

Não sabiam, entretanto, como fazer uso da natureza, nem dos animais; nem dos seus braços e de suas mãos. Nem da centelha divina com a qual haviam sido presenteados. Podiam ver, mas não percebiam a terna beleza do céu; podiam comer, mas não sentiam o doce sabor das amoras; podiam escutar, mas não sonhavam com o barulho das cascatas.

Não sabiam fazer nada; não tinham o conhecimento de como amolar as pedras para cortar melhos a pele dos animais; não sabiam fazer suas casas e moravam e cavernas; não sabiam como pescar os belos peixes azuis, pois não conheciam os meios de fazê-lo. Rastejavam como vermes e viviam na escuridão, sem saber das Quatro Estações.

Do alto, Prometeu sentiu pena e desceu à Terra novamente para ensiná-los a ver as estrelas; ensinou-os a cantar e a escrever; mostrou como fazer para subjugar os animais mais fortes; demontrou-lhes como fazer barcos e velas e como poderiam navegar; ensinou-os a enfrentar as variantes diárias da vida e a fazer unguentos e remédios para suas feridas. Por último, deu-lhes o dom da Profecia, para o entendimento dos sonhos; mostrou-lhes o fundo da Terra e suas riquezas minerais: o cobre, a prata e o ouro e a fazer da vida algo mais confortável.

Na abóboda reinava Zeus e os seus. Havia, há pouco tempo, destronado seu pai, Cronos (Tempo). Foi o fim da Antiga Geração de deuses, dos quais Prometeu fazia parte. No entanto, cabe salientar que Prometeu manteve-se afastado da guerra entre os deuses e os Titãs, tendo, inclusive, feito algumas profecias à respeito. Zeus e seus filhos voltaram sua atenção para a recém-criada humanidade e dela exigia honras e sacrifícios, oferecendo, em troca, sua proteção.

Os mortais e os imortais, então, se encontraram em Mecone (Grécia) para decidir as obrigações e direitos dos seres humanos. Prometeu interviu como legítimo advogado das suas criaturas e pediu aos deuses que não cobrassem muito por sua proteção. Neste ponto, Prometeu teve a idéia de enganá-los. Pelos seres humanos, sacrificou um enorme e belo touro e dividiu-o em duas partes e disse aos deuses do Olimpo que escolhessem uma delas. Antes, porém, em um dos montes colocou apenas os ossos e cubriu-o cuidadosamente com o sebo do bicho, fazendo-o parecer maior que o outro monte, de carne, entranhas e gordura, coberto com a pele do animal.

Zeus, o pai dos deuses, que tudo sabe, percebeu logo a jogada e, irônico disse: "Filho de Japeto, honrado rei, bom amigo, como você dividiu desigualmente a vítima do sacrifício!". Prometeu teve a certeza que o deus estava sendo enganado com sucesso. "Honrado Zeus, maior dentre todos os deuses imortais, escolha a parte que seu coração desejar!" - disse. O maior de todos os deuses pegou o monte maior, propositadamente, e ao descobrí-lo disse, com raiva em seu coração: "Vejo que não se esqueceu da arte de enganar". E vingou-se, pois, dele, recusando aos homem o último dos dons para manterem-se vivos: o fogo.

Mas o jovem deus sabia que havia um modo de trazer o fogo à Terra e esperou a carruagem do Sol passar; com um caule de nártex tocou-a e fez-se em incandescente brasa. Logo a primeira semente do fogo do Sol foi utilizada em fogueiras. Zeus sentiu-se irado ao ver que o novo brilho que emanava da Terra era o do fogo. Sem poder tirar o conhecimento de como obter o fogo dos homens, arquitetou um outro malefício.

Poucas horas depois, Hefesto chegou com uma estátua de pedra que retratava uma belíssima e encantadora donzela. Fôra pedida por Zeus. Ela linda, e clara como a neve. Atenas, que tinha ciúmes de Prometeu, vestiu a estátua com um manto branquíssimo e brilhante, cobriu-lhe a face com um véu, coroou-lhe a cabeça com flores silvestres e cingiu-a com uma tiara de puro ouro ornamentado com desenhos de animais.

Hermes, o mensageiro, deu graciosa fala à criatura e Afrodite deu-lhe o dom de encantar a tudo e a todos com seu amor. E da forma mais perfeita fez-se o malefício. Zeus a chamou de "aquela que possui todos os dons", Pandora. Chamou-a assim pois todos os imortais tinham dado à donzela algum mal para a humanidade. E, finalmente, foi mandada para a Terra onde todos se encantaram com sua estupenda beleza e graça.

Pandora procurou Epimeteu (nome que significa "aquele que pensa depois") , que era irmão de Prometeu (nome que significa "aquele que prevê"), para trazer o presente de Zeus. A humanidade era feliz, e vivia sem muito trabalho ou doenças, orientada pelo seu criador que, aliás, orientou o irmão a nunca receber nada do deus olímpico.

Epimeteu, porém, estava por demais encantado e não seguiu o conselho fraterno. Pandora levava em suas mãos um grande vaso, fechado. Diante dele, abriu-o e, de dentro, o mal, como nuvem negra, saiu e não demorou muito para cobrir todo o planeta. Havia apenas um único dom benéfico, a esperança, mas antes que esta pudesse escapar a tampa do vaso foi fechada e esta ficou presa para sempre.

A Terra tomou-se de dor, as doenças, silenciosas, matavam famílias inteiras. As primeiras lágrimas cortaram a face nova do homem novo. Não suficientemente contente, Zeus resolveu vingar-se do próprio Prometeu, entregando-o a Hefesto, seu filho, e a seus seguidores, Krakós e Bia (o Poder e a Violência).

Levaram-no para o deserto da Cítia e lá, foi preso à parede de um abismo horrendo com correntes inquebráveis, em um penhasco na montanha caucasiana. É certo que Hefesto cumpriu tal tarefa à revelia, pois gostava do deus e assim como ele, descendia de seu bisavô, Urano.

E foi Prometeu preso à rocha, de pé, sem poder dormir e incapaz de dobrar os joelhos fatigadosOceano, contrariado, alertou-o dizendo que suas lamentações seriam em vão, pois as decisões de Zeus eram irrevogáveis. Sua tortura deveria durar para toda a eternidade. Prometeu gemia e gritava alto, chamando os elementos da natureza para testemunhar sua dor; mas permanecia inabalado seu espírito.

Permaneceu impassível diante das ameaças de Zeus, que queria que ele clarificasse uma profecia que afirmava que o deus dos deuses cairia devido a um casamento. Zeus ainda ordenou que um abutre devorasse todos os dias o fígado do prisioneiro, que sempre se reconstituía à noite. E profetizou que seu sofrimento só terminaria quando um homem puro e bom morresse em seu lugar. Mas Prometeu sabia que o dia da sua liberdade haveria de chegar, assim como conhece seu destino e de todos os outros (Prometeu: aquele que prevê).

Depois de anos preso e sofrendo, Hércules passou por ali e viu o exato momento em que a ave divina destroçava o fígado de Prometeu. Não pensou duas vezes e lançou sobre ela uma flecha veloz e mortal. Depois libertou-o das pesadas correntes. Os dois seguiram viagem juntos. Mas faltava cumprir com a exigência de Zeus; Quíron, um centauro, antes imortal, aceitou morrer por ele.

Mesmo assim, o senhor dos deuses, obrigou Prometeu a usar um anel com uma pedra encrustada. Era uma pedra retirada do Cáucaso, onde esteve preso. Poderia, assim, vangloriar-se dizendo que seu inimigo continuava preso à montanha.

Menu




Home Adivinhações Aids
Almas Gêmeas
Jogo da Alma
Numerologia
10 Coisas que seu Cão diria a você
Curiosidades Caninas
A Verdadeira Idade do seu Cãozinho
Tóxicos, afaste seu cão dessa!
Nomes de cães
Nomes enviados por Alexa F. J.
Nomes enviados por Ana Cristina Henriques
Nomes enviado por Apoio a Clientes
Nomes enviado por Anabela Vicente
Nomes enviado por Carol
Nomes enviado por Caroline Cardinele
Nomes enviado por Clenifarias
Nomes enviado por Eliane Lemongi
Nomes enviado por Giovanna Miler
Nomes enviado por Kakau Pereira
Nomes enviado por Klycia Fontenele
Nomes enviado por Larissa Cani
Nomes enviado por Leticia Avelar
Nomes enviado por Lorena Gomes de Araujo
Nomes enviado por Marcelo de Oliveira
Nomes enviado por Mauri Batista
Nomes enviado por Pádua Soares
Nomes enviado por Paulo Vieira
Nomes enviado por Suetonio Pedro Azevedo Tosta
Bookmark
Concursos
Currículos
Cursos
Fórum
Seminários
Software
O Assombramento
Trio em Lá Menor
Último Capítulo
Um Apólogo
Um Cão de Lata ao Rabo
Um Homem Célebre
Uma Senhora
Uma Visita de Alcebíades
Umas Férias
Uns Braços
Verba Testamentária
Viver
345
A Ama-Seca
A Conselho do Marido
A Doença do Fabrício
A Filosofia do Mendes
A Melhor Vingança
A Nota de Cem Mil-Réis
A Ritinha
A Viúva do Estanislau
As Cerejas
Às Escuras
A Carona
A Cartomante
A Eternidade dos que Amaram
O Corvo
O Corvo
O Gato Preto
O Poço e o Pêndulo
A Coroa de Orquídeas
A Volta do Dia da Sinceridade
Caju Amigo do Homem
Carandiru
Uma voz na Escuridão
Guardador de Rebanhos
O Dia da Sinceridade
O Pastelzinho
O Suicida
Pato com Azeitonas
Se te queres Matar
Tentação
A Cidade de Tiahuanaco
Bigfoot
Bunyips
Carcaça Gigante
Carcaça no Egito
Cavalo Branco de Westbury
Celacanto
Cerne Abbas
Cobra Gigante no Congo
Criatura de Queensland
Diabo de Jersey
Fera do Gévaudan
Mapinguari
Mega Mouth
Mokele Mbembe
Lago Champlain: Champ
Lago Okanagan: Ogopogo
Lago Morar: Morag
Morgawr
Mothman
O Enigma da Esfinge
Oar Fish
Pegadas do Diabo
Pegadas no Rio Paluxy
Pterossáuros
Sereias, Tritões e Ri
Tatzelwurm
Terraço de Baalbek
Thunderbird
Yonaguni: civilização perdida
Jogo Fotografar Celebridades se Beijando
Jogo Caça-Palavras de Adjetivos em Inglês
Jogo Benda Bot
Jogo de Corrida 4wheelmadness2
Jogo da Memória As 7 Maravilhas do Mundo
Jogo Caça-Palavras de Nomes de Frutas
Teste de Amor
Checkbox
Ache as 6 Diferenças na Imagem
Jogo da Forca
Matemática Básica
Contando seus Dias de Vida
Ache as 5 Diferenças na Imagem
Pedra, Tesoura, Papel
Jogo Topo da Montanha
Explosão de Cristais
Corrida de Cavalo
Mountain Bike Challenge
Papai Noel pegando Presentes
Jogo Dominó
Pong
Sonic
Saiba + Inglês
Teste de QI
Teste de Inteligência Emocional
Gifs Animal
Gifs Caveira
Gifs Voltar
Gifs Entrar
Gifs Computador
Cão, Gato e Rato
Gifs Golfinho
Gifs Novo
Gifs Flor
Gifs Mundo
Gifs Welcome
Gifs Ball
Gifs Áudio e Vídeo
Gifs Contador
Gifs Dragão
Gifs Brasil
Gifs Olhos
Gifs Barra
Gifs e-mail
Gifs Construção
Gifs Miscelanea
Gifs Dinossauro
Gifs Et's
Gifs Peixe
Wallpapers
Tutoriais
Drogas Ahmose I
Egito Antigo
Egito Moderno
O Esperanto
Downloads
Links
Mandamentos do Estudante
Guia Prático
Piadinhas
Matar Aula
Vestiburrices
Curiosidades de Ciências
Curiosidades de História
Curiosidades de Geografia
Curiosidades as 7 Maravilhas do Mundo Antigo
Várias Curiosidades
Vestibular

Ilusões 1
Ilusões 2
Ilusões 3
Ilusões 4
Ilusões 5
Ilusões 6
Mega Sena Brasileira
Celta
Eslava
Greco-Romana: A, B e C
Greco-Romana: D, E e F
Greco-Romana: G, H e I
Greco-Romana: M a Z
Lenda da Origem da Ametista
O Nascimento de Baco
Prometeu Acorrentado
Nomes Curiosos
Significado dos Nomes
Espanhol
Inglês
Italiano
Português
Restauração
Softwares
45 Frases para Viver Melhor
A Fé e a Corda
Amigos
Amigos
Anjo
Antiga Lenda
As palavras
Assembléia na Carpintaria
A Parte Mais Importante do Corpo
Círculo de Amor
Deus
Eco da Vida
Eficiência
Eficiência e Eficácia
Fábula da Estrela Verde

Os 4 Indivíduos
Hospital do Senhor
Imaginação e Criatividade
Mestre Zen
Não deu Tempo...
Lição de Vida
Deus Escreve Certo...
Carta de um Escritor Africano
O Coelho e o Cachorro
O Homem e a Mulher
O Menininho
O Sábio e o Rei
O Silêncio
O Trabalho de Cada Um
Por que não Quebrar Paradigmas?
Provérbios Árabes
Quando Você Pensava...
Rápido Demais
Reflita
Renovação
Solidariedade
Sorria!
Teste de Prioridades
A Vaquinha
A Visita de Jesus












O Processo do Sono
Introdução ao Sonho
Significado do Sonho
Foto de Tornados
Foto de Tornados
Foto de Tornado
Foto de Furacões
Foto do Olho do Furacão
Foto de Tsunami
A História
O Objetivo
O Tabuleiro
O Peão
A Torre
O Bispo
O Cavalo
A Rainha
O Rei
O Roque
Como jogar
Download
O Vocabulário
Os mestres
Lenda do Xadrez


siga-me no twitter facebook






© março 2000-2014 - Criptopage

Todas as fotos são de propriedade dos seus autores.
Todas as manchetes são de propriedade dos seus autores.