{lendo registros}

 
7.1 UM READNEXT ESTRANHO 

É muito comum nas linguagens de programação termos um comando chamado READNEXT (ou qualquer coisa assim) que serve para ler o próximo registro de um arquivo. Normalmente se cria um LOOP de leitura (com WHILE) que se encerra quando é retornado o valor EOF.

No PERL temos também o loop WHILE (vamos estudar isso mais em detalhes depois)que é montado assim:

while(verdadeiro)

{

faz tal coisa ;

}

Uma expressão dentro do parênteses tem que retornar TRUE para que o loop continue.

Repare que não se coloca ponto-e-vírgula no fim do bloco.

O PERL, por outro lado, não tem bem um comando READNEXT. O equivalente é a colocação do FILEHANDLE definido para o arquivo, entre sinais de menor-do-que e maior-do-que.Se o filehandle definido para um arquivo é, por exemplo:FHX, a linha de código para ler o próximo registro e jogar numa variável que podemos chamar de : $reg seria:

$reg=&ltFHX>;

Quando o arquivo termina, é jogado em $reg um valor equivalente a FALSE.

Assim, podemos montar um loop de leitura com o $reg dentro do teste do WHILE. Isso dá uma seqüência de linhas de código como as abaixo:

$reg=" ";

 while($reg)

 {

 $reg=&ltFHX>;

 print $reg;

 }

 

Primeiro definimos uma variável $reg (com branco).

Depois montamos o loop e cada registro lido é printado.

Uma coisa que é bom ressaltar é que o nome do filehandle para um arquivo não é algo fixo. Ele pode ser definido com nomes diferentes em cada programa.

Um programa bem simples para ler o arquivo arq2.txt que criamos no capítulo anterior seria como o que pode ser visto em hipertexto

Como o programa é muito simples NÃO precisamos acrescentar o MAGIC.TXT (Até poderia ser usado para criar o header e o início e fim do HTML).

Repare que depois de printar cada linha, colocamos uma tag &ltP> para passar para outra linha na "impressão" da página on-the-fly.

Vamos chamar esse programa de prog5.pl e você pode criá-lo e executá-lo para ler SEU arquivo criado pelo prog4.

Nesse caso não temos um prog5.html.Você pode disparar o programa chamando-o diretamente ou de qualquer página através de um &ltA HREF etc. Como aqui:

CLIQUE SOBRE ESTE TEXTO PARA DISPARAR O PROG5.

Você pode criar um botão com uma FORM TAG também.

IMPORTANTE:Se você quiser brincar de gravar com o prog4 e ler com o prog5 , várias vezes; tem que dar RELOAD no browser para evitar a cópia do cache que não muda!
 
 
7.2 UM RELATÓRIO COM TABLES DO HTML 

Em princípio tudo que pode ser feito com uma página normal da Internet pode ser feito numa página construída on-the-fly.

Na prática porém isso nem sempre acontece e, na maioria dos casos é difícil detectar por que. Assim mesmo tente sempre montar páginas de boa qualidade gráfica mesmo usando dados de arquivo no meio da página.

Vamos fazer então o mesmo exercício de leitura do programa anterior só que colocando os registros dentro de uma tabela (table) do HTML. Copie o programa (prog6.pl) deste hipertexto.

Se você não entendeu bem como se faz para definir tabelas, estude HTML...

Você pode executar o programa demo com nosso arquivo clicando aqui:

DISPARA PROGRAMA